Gestão de marketing digital

googleO Plano de Estratégia e Marketing Digital é, para nós, essencialmente um processo de gestão, que vai além de um conjunto de intenções e desejos de comunicação de uma empresa com o mercado. Este se constitui em três fases, integradas em um ciclo contínuo: análise e interpretação da empresa, operação e avaliação e controle.

Tudo começa com a elaboração do Plano de Estratégia e Marketing Digital que consiste em:

Compreender a cultura da sua empresa, seu mercado-alvo, seus concorrentes e suas metas, analisando se os seus atuais recursos tecnológicos de comunicação web (web site, newsletter, etc.) estão adequados aos objetivos centrais do seu empreendimento, propondo ajustes e novas soluções;

Propor um plano de ação com o objetivo de implantar as principais ferramentas de marketing digital na sua empresa, com vistas a atingir um melhor posicionamento competitivo da mesma junto ao mercado;

Implantar e operar as ferramentas de marketing digital, seguindo o plano de ação e procurando sempre atingir as metas com a maior efetividade possível;

Avaliar o efeito da ação destas ferramentas sobre seu empreendimento, comunicando os resultados e propondo ajustes para aumentar a efetividade das mesmas, tudo em um ciclo contínuo de aperfeiçoamento, que, ao longo do tempo, terá transformado seu website em uma importante ferramenta de marketing e vendas;

…e continua com a operação do Plano de Estratégia e Marketing Digital, que para nós é essencialmente um processo de gestão, o qual vai além de um conjunto de intenções e desejos de comunicação de uma empresa com o mercado.

services10A função dos processos operacionais do PEMD é pensar estrategicamente os objetivos e metas do cliente e suas interações com ambiente de negócios em que está envolvido, ou pretende ampliar. Por conta das grandes transformações que a sociedade e os mercados vêm sofrendo, deixando a terra plana e curta, a distância de um clique, é fundamental se pensar de forma globalizada, sempre com o foco nas competências essenciais do cliente, ultrapassando o mercado doméstico.

    * Análise do Negócio: A construção de uma visão do mercado-alvo do cliente: consiste em, uma vez de posse do plano de metas da empresa, realizar uma investigação no universo da internet, delineando mercados-alvo – atuais e latentes – utilizando toda a abrangência geográfica que esta possibilita. Inclui-se aqui análise de dados secundários estatísticos sobre o mercado-alvo do cliente.

    * Análise da concorrência: uma vez identificado o perfil do concorrente do nosso cliente, serão realizadas análise de conteúdo dos web sites destes, e/ou em outras fontes de informação a fim de identificar seus pontos fortes e suas ações de maneira que estas subsidiem a formação do diferencial competitivo do cliente da Agiste.

Análise do cliente: Pesquisas de opinião, estrategicamente planejadas, serão enviadas por e-mail para levantar a impressão qualitativa dos clientes. Com isto, pretende-se uma aproximação com o cliente a fim de identificar suas demandas e poder entregar um valor de nível superior através dos serviços/produtos do cliente da Agiste. Serão realizadas também entrevistas com a equipe para delinear o perfil deste cliente, ou como nosso cliente vê o seu cliente.

Análise de produtos e serviços: Levantamento do portifólio de produtos e serviços, seu posicionamento e situação mercadológica, bem como necessidades de expansão. Nesta fase deverão ser levantadas outras possibilidades quanto aos produtos atuais ou mesmo o desenvolvimento de outros produtos que se beneficiem da expertise da empresa.

Criação de ofertas estruturadas: Como resultado da elaboração dos itens anteriores, serão propostas ofertas estruturadas de produtos que venham a diversificar a entrega de valor, por parte da empresa-cliente ao mercado.

Adaptação e/ou criação dos recursos de comunicação web: o web site é o repositório de todas as ações de marketing do PEMD. É também o principal pólo irradiador da comunicação e da marca do cliente para o mercado-alvo, sempre em sintonia com o dia-a-dia da empresa. Serão analisados os recursos web atuais e propostas novas instâncias de comunicação de maneira que o PEMD obtenha a maior efetividade possível.

Plano de publicidade online: consiste em, seguindo o que foi estabelecido no Plano de Marketing do cliente, definir quais as campanhas e em que áreas geográficas estas serão divulgadas. Define-se aqui o orçamento de cada campanha, a sua duração e sazonalidade; estabelecem-se os indicadores de acompanhamento e avaliação das mesmas. Serão investigados os portais/eventos mais relevantes da área, e depois de avaliada sua relação custo-benefício, proposto ao cliente o investimento em banners e anúncios nestes portais.

Alianças estratégicas: Serão identificadas e proposta a formação de convênios que agreguem valor aos produtos e serviços/produtos da empresa-cliente; definição dos principais parceiros estratégicos e divulgação desta relação através de troca de banners e links nos web sites. Estes networking na web é premiado pelos engenhos de busca, melhorando o posicionamento do web site da sua empresa.

Administração de relacionamento com o cliente e as redes sociais: através de pesquisas online periódicas, é possível identificar a opinião média do cliente, possibilitando o aperfeiçoamento contínuo dos serviços. Serão também criados canais da empresa-cliente nas principais redes de relacionamento existentes na internet. A construção destes canais fortalecerá a sua marca em cada uma delas, estimulando a alimentação de novos conteúdos por parte dos clientes.

Avaliação e controle: Este processo tem a função de mensurar o efeito de todos os outros processos sobre o objeto alvo do PEMD: a sua empresa. Utilizando de recursos tecnológicos se mede o comportamento dos visitantes do site, segmentando-os entre os visitantes que vieram através de links patrocinados ou pela busca natural, a cidade em que estava, e outras variáveis. Serão gerados relatórios apresentando a eficácia das campanhas de links patrocinados, taxas de conversão, etc. Também, por meio da interpretação de pesquisas online se medirá o grau de satisfação e / ou expectativas do cliente com relação aos serviços/produtos da sua empresa subsidiando o processo de decisão dos gestores.

Visite-nos

Rua das Carnaúbas, Lt. 04, sala 408 - Edificio Plaza Mall e Office, Águas Claras/DF

suporte@agiste.com

Ajuda e Suporte